sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Crônica 1

Jose Francisco Pereira de Souza

Tarefa
Crônicas do Filmes

O filme em nome da rosa è uma narrativa policial da investigação e solução de crimes que ocorreram em um mosteiro Beneditino por volta de 1327. Neste mosteiro morreram sete monges em sete noites e sete dias. O ator Sean Connery no papel de um monge Franciscano e renascentista foi incumbido de investigar a morte de um monge que havia se atirado do alto da torre de vigilância do mosteiro, mas durante a investigação os demais seis monges morreram todos com a língua e um dedo sujo de tinta das paginas de um livro, assim Sean Conery pode concluir que as mortes ocorreram por envenenamentos causados pelo contato dos dedos e da língua com a tinta do livro seguindo sua investigação Sean Conery descobre uma biblioteca secreta com enumeras relíquias em obras literárias que era protegida do acesso dos monges.
Com estes acontecimentos podemos perceber que as autoridades religiosas temiam o acesso dos demais monges ao conhecimento que ali havia porque ao tornarem esclarecidos iriam colocar em duvidas os dogmas da igreja na época o que era considerado um sacrilégio na época e motivo de punições severas.
De olho no período histórico verifiquemos que a historia ocorreu por volta do século XIV quando a sociedade sofria com a administração do clero. A educação era de domínio total e exclusivo da igreja onde só os mais poderosos è que tinha acesso à educação, os camponeses como eram chamados os mais pobres da época era tido como selvagens e jamais tinha acesso à educação.
A arquitetura da escola na época era a mesma de um mosteiro, pois era nos mosteiros que a educação era promovida e se apresentam da seguinte forma: casarões imensos com um grande pátio e torre de vigilância tudo cercada com imensos muros que separava os monges como eram chamados os estudantes destes mosteiros do contato com os pobres. Assim podemos concluir que a educação neste período era baseada unicamente nos princípios teológicos e já mais de um ponto de vista cientifico.

Tempos modernos

Quanto ao filme tempos modernos; estrelado por Charles Chaplin è uma critica a modernidade que è marcada pela industrialização e conseqüente substituição da mão de obra humana pelas as maquinas. O filme faz critica a estressante jornada de trabalho que è esgotante e explorada por capatazes das fabricas ao mesmo tempo em que se preocupa com a crise do desemprego causada pela substituição do homem por maquinas e pela falta de operários capacitados e e.t.c.
Tudo isso gerou uma crise no sistema político e econômico da época, com esta crise quem mais sofreu foram: os professores principalmente das escolas publicas, arquitetos, pequenos, comerciantes e agricultores.
Este período histórico se deu por volta do século XX onde a sociedade já apresentava uma divisão mais semelhante a atual com a presença de: operários, comerciantes, donos de fabricas e outros que em grupos formavam as classes sociais da época. Podemos perceber aqui que a educação de certa forma foi descentralizada atingindo assim as classes sociais mais pobres. A educação deixa de ser totalmente apoiada em princípios teológicos e passa a se apoiar em bases cientificas colaborando com as novas tecnologias. A arquitetura das escolas provavelmente sofreu algumas alterações, mas significativa nas escolas publicas que já surgiram com estas alterações por falta de compromisso dos governantes em prover uma educação de qualidade para a população pobre.
















Jose Francisco(NANAN)

Nenhum comentário: