Os valores da educação em cada época.
Por: Raimunda Neide.
A educação, como fundamento da verdade, no período anterior ao período renascentista, não poderia ser disseminada, por conta da influência da igreja católica, a qual, detinha o poder sobre o conhecimento que deveria ser limitado, até para que os ditos sábios pudessem dominar aqueles que deveriam estar sob sua tutela.
A arquitetura escolar se limitava aos mosteiros, para onde eram enviados aqueles que careciam de conhecimento. Esse fato, de algum modo, influenciou a arquitetura escolar que acompanhou e acompanha, até hoje, o modelo panótipo de vigilância e controle.
O filme “O nome da rosa”, mostra claramente como era vetado o conhecimento, apesar de o mosteiro italiano da ordem Beneditina possuir, na época, o maior acervo cristão do mundo,embora nem todos tivessem acesso a tal conhecimento e, aqueles que se aventuravam nessa busca morriam de forma misteriosa,pois a igreja desejava que todos tivessem conhecimento apenas daquilo que a ela interessava, os dogmas.
A Revolução Industrial foi um período marcado pela questão do desemprego em massa, em decorrência da mecanização da indústria. Além de se caracterizar por um período de exploração e domínio sobre aqueles que não se enquadravam nos padrões empregatícios da época.
A educação sofreu grande atraso em decorrência da não adequação ao perfil sócio-econômico vigente naquela época e a escola que já não era vista como um lugar do belo e aconchegante, passou a ser tratada como um lugar de exclusão social.
A docência, tanto em um período quanto no outro, era fator irrelevante. No primeiro, por questões dogmáticas e no segundo, pela questão alienatória do sujeito na busca incessante pelo poder financeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário