sábado, 29 de novembro de 2008

SÍNTESE - Álamo Pimentel

No texto: Escola, educação e gestão da vida, de Álamo Pimentel enfoca a respeito do conceito de escola e sua complexidade. Acredita-se que nossa sociedade ver a escola como um espaço privilegiado de gestão de conhecimento e ver a educação como um instrumento para a regulação, produção, controle e distribuição do conhecimento. Com este pensamento percebe-se que devemos ter em mente que a escola seja um local de transformação e como centro das relações dos indivíduos.
Outro ponto a considerarmos importante é o fato fundamental de que devemos conhecer a legitimidade das experiências múltiplas que se vive dentro da escola e saber que a legitimidade de cada presença humana em sua singularidade deve ser valorizada no ambiente escolar. Devemos valorizar as diferenças como um desafio básico para uma experiência pedagógica comprometida com a construção e emergência de novos valores que tornem indissociável em nossas práticas pedagógicas sobretudo como prática da vida.
Para o autor assim como na vida, a presença humana vive uma constante transformação e estas são sofridas individualmente e no coletivo, mudando os espaços de convivência de forma descontinua dinamizando o ato de aprender e de ensinar a cada dia.
A educação incide positivamente sobre a existência humana. Neste enfoque, a educação passa a ser cultural no qual são produzidas as condições de existência do ser humano e na forma como ele produz sua condição de existência.
Neste contexto existe a preocupação com um paradigma educacional de se buscar conhecer a legitimidade da vida como inspiração para a escola e os demais modelos de instituições educativas.
A escola é o espaço de transformação e de mudanças, as quais deve fazer do individuo um ser racional, crítico e acima de tudo humano.

Nenhum comentário: